domingo, 12 de abril de 2015

Paragem Cardio-respiratória nos cães

 Reanimação Cardio-Pulmonar em cães
  1. Do CPR Step 27 Version 2.jpg
    Entenda a situação. Se o cachorro ou gato estiver inconsciente e não responder, você pode precisar fazer RCP. Entretanto, se o animal ainda tiver algum nível de resposta, contate imediatamente o veterinário.
  2. -
    • Verifique a respiração do animal. Posicione sua mão na frente do focinho e tente sentir a respiração. Tome o cuidado para não obstruir o focinho.
    • Verifique os batimentos cardíacos. Posicione sua orelha na área do tórax do animal (próximo ao ombro esquerdo) e tente ouvir os batimentos do coração. ATENÇÃO: os galgos são os únicos cães com anatomia ligeiramente diferente, o seu coração fica localizado no centro do seu grande peito, um pouco mais abaixo dos restantes cães.
  3. Do CPR Step 28 Version 2.jpg
     
    Remova qualquer obstrução física. Você pode precisar mover a língua do animal para fora e perceber quaisquer obstruções presentes.
    • Cuidadosamente puxe a língua para fora da boca. Lembre-se que mesmo inconscientes, eles podem ter resposta de mordedura instintiva.
    • Verifique a garganta do animal e confirme se existe algum objeto estranho. Caso veja alguma coisa, remova-a de alguma maneira.
  4. Do CPR Step 29 Version 2.jpg
     
    Retifique o pescoço do animal. Utilizando as duas mãos, cuidadosamente coloque-o completamente estendido.
    • Você não deve mover o pescoço ou a cabeça do animal se suspeitar de lesão na coluna.
  5. Do CPR Step 30 Version 2.jpg
     
    Faça as respirações de resgate. Feche a boca do animal e respire através do seu nariz, para ver o tórax expandir. Repita as respirações em 12 a 15 vezes por minuto, uma vez a cada 4 ou 5 segundos.
    • Em cães maiores, feche completamente a mandíbula e expire através do nariz.
    • Em cães menores e gatos, você conseguirá cobrir a boca e o nariz com a sua boca inteira.
    • Se o tórax não se movimentar, tente estender as vias aéreas antes de realizar uma nova expiração.
  6. Do CPR Step 31 Version 2.jpg
     
    Deite o animal de lado. Para gatos, cachorros pequenos e cães de grande porte com o tórax afunilado (por exemplo os galgos), posicione-os apoiados no lado direito do corpo.
    • Em cães maiores, de tórax arredondado, você pode posicioná-los de barriga para cima.
  7. Do CPR Step 32 Version 2.jpg
     
    Posicione uma mão em cima do coração. Coloque sua mão dominante logo acima do ombro esquerdo da primeira pata dianteira (um pouco mais abaixo nos galgos). É aí que o coração do animal está localizado.
    • Posicione sua outra mão debaixo do coração, para oferecer suporte.
  8. Do CPR Step 33 Version 2.jpg
     
    Comprima gentilmente o tórax do animal. Use sua mão dominante para massagear. Aperte rapidamente, comprimindo o tórax em 2.5 cm (para cães de médio porte).
    • Em cães maiores, use mais força. Em animais menores, menos.
    • Para massagear o coração de um animal pequeno (gatos, especialmente), comprima o tórax usando apenas o polegar e os dois primeiros dedos.
    • Faça 60 compressões por minuto em cães com mais de 27 kg.
    • Faça de 80 a 100 compressões por minuto em animais entre 5 e 27 kg.
    • Faça 120 compressões por minuto em animais menores de 4,5 kg.
  9. Do CPR Step 34 Version 2.jpg
     
    Repita o ciclo conforme o necessário. Alterne-se entre as ventilações e as compressões até que o animal retome a respiração voluntária.
  10.  
    Contate uma clínica veterinária de emergência. Depois que seu animal retomar os batimentos cardíacos e a respirar por conta própria, leve-o para consulta de atendimento.
 Aqui fica um vídeo com um exemplo para ficarem com uma ideia, este com um algoritmo um pouco diferente, mas o que interessa é fazer alguma coisa:
https://www.youtube.com/watch?v=ekaZttlFDXI

Sem comentários: